Buscar
  • Victor Hugo Campos

O jogo do empreendedorismo é Gerar, Entregar e Capturar valor

Dissemine esta equação na cultura da empresa. Saber se movimentar sob esse mantra é um grande passo para o sucesso nos negócios


No meu trabalho de mentoria recebo diariamente várias dúvidas de empreendedores, que vão desde a estratégia do negócio até a gestão e operação no dia a dia: Como conseguir novos clientes e reter os antigos? É possível fazer planejamento em tempos de crise? Qual a melhor estratégia para crescer?


Se precisasse dar uma só resposta para todas as dúvidas do empreendedor, seria: o objetivo é GERAR, ENTREGAR E CAPTURAR VALOR. Esta é a razão de ser de um negócio e deve ser um MANTRA para qualquer empresa.

Em uma entrevista que fiz com o Silvio Meira, o cofundador do Porto Digital em Recife e um dos caras mais inovadores do Brasil, ele resumiu nesta frase o pulo do gato do empreendedor: “Descobrir quem vai te pagar por um produto ou serviço. Como, onde, quando e, principalmente, por que ele vai te pagar”. Essa equação não é simples e a maior parte das empresas, principalmente as iniciantes, ainda não resolveram a questão, o que os torna sérios candidatos ao cemitério dos CNPJs.


Para gerar valor, o empreendedor precisa entender exatamente qual PROBLEMA ele pretende resolver. A partir daí criar e entregar uma SOLUÇÃO satisfatória a ponto do cliente perceber VALOR e estar disposto PAGAR por isso. Ou seja, esse é o MODELO DE NEGÓCIOS de uma empresa. É assim que ela ganha dinheiro, sobrevive, cresce e se perpetua no mercado.

Apesar de muitos já conhecerem, não custa lembrar que a ferramenta Business Model Generation (BMG) ajuda os empreendedores a definir o modelo de negócios da empresa. Ela simplifica o entendimento dos pilares que compõem um negócio e permite entender o processo de forma integrada e objetiva. O Canvas pode ser baixado online no site do Business Model Generation (em inglês) ou no site do Sebrae (www.sebraecanvas.com).


Gaste tempo com esta ferramenta, chame parceiros, sócios e colaboradores para te ajudar a montar esse modelo e trabalhe isso constantemente em cada momento do seu negócio. Às vezes, o empreendedor fica tão ocupado com a infinidade de coisas que tem para fazer que se esquece o por quê de tudo isso. Por isso, o meu trabalho é sempre simplificar e voltar na essência de tudo. Só assim, é possível ter foco no que realmente importa.



FONTE

https://www.linkedin.com/pulse/o-jogo-do-empreendedorismo-%C3%A9-gerar-entregar-e-valor-sosnowski?trk=eml-email_feed_ecosystem_digest_01-recommended_articles-12-Unknown&midToken=AQEUSOVZY2G3xA&fromEmail=fromEmail&ut=0BoHGsXUsGQoE1

0 visualização
CONTATO

Rua Haddock Lobo

Rio de Janeiro (RJ) - Brasil​

Victor Hugo - (21) 9 8808-9464

qgoportunidades@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2011-2020 por Victor Hugo Campos, todos os direitos reservados.